B i o g r a f i a

Nascido em Niterói há 41 anos, começou tocando violão aos treze anos, e hoje tem quase 25 anos de experiência como instrumentista, professor, produtor, compositor e arranjador. Toca contrabaixo acústico e elétrico, violoncelo, violão, violão tenor, guitarra, teclado, flauta doce e transversa. Eclético, seu estilo vai do Jazz ao Rock, passando pelo Blues e por ritmos brasileiros e latinos, como Bossa Nova, Samba, Salsa, MPB e Pop. Ministra aulas de contrabaixo, violoncelo, violão, harmonia, percepção musical e teoria musical e preparatório para vestibular em música. Foi professor de escolas já extintas em Niterói como Estúdio Arte e Musical Arte, além de ter sido (de 2000 a 2005) professor do Conservatório de Música de Niterói. Atualmente é professor da Escola de Música Villa Lobos - Núcleo Búzios, e da Escola Música Moderna, em Niterói-RJ. Além disso, freqüentemente faz masterclasses e workshops de contrabaixo em lojas de instrumentos musicais, escolas de musica e em igrejas, tendo inclusive ministrado workshops nas três primeiras edições do Niterói Musifest - consagrado evento de música na cidade de Niterói, organizado pelo baixista Arthur Maia. Paralelamente a isso atua como produtor musical e tem seu próprio estúdio, aonde grava e produz diversos artistas.

 

ESTUDOU com grandes músicos, como Yuri Popoff, Marcelo Maia, Nelson Faria, Arthur Maia e André Rodrigues. Participou de cursos e workshops com músicos como Nico Assumpção, Arismar do Espírito Santo e Frank Gambale. Foi aluno do curso - já extinto - de bacharelado em Contrabaixo Elétrico da Universidade Estácio de Sá, graduou-se em Música (Licenciatura) pela UNIRIO e concluiu o Mestrado pela mesma instituição.
 

JÁ TOCOU com o grupo gospel Fruto Sagrado em shows por todo o Brasil entre 2001 e 2007, e também já acompanhou diversos músicos conhecidos, como Márcio Montarroyos, Milton Nascimento, Wagner Tiso, Byafra, Dalto, Victor Biglione, Maurício Sahady, Ricardo Giesta e Flávio Guimarães. 

 

ATUALMENTE Acompanha o cantor Tunai, e também artistas como Nico Rezende, Eliana Printes, Márvio Ciribelli, Denise Pinaud, Marcos Assumpção, Thais Motta, dentre outros, além de ser integrante da banda BR80, Participa também de diversos projetos de música instrumental brasileira, como o grupo CHORO NOTA JAZZ que propõe a fusão do Choro com o Jazz, além dos shows com seu próprio trio instrumental aonde divulga seu trabalho solo que já tem dois CDs lançados.

 

GRAVOU com inúmeros artistas cariocas, participando de vários CDs lançados pelo selo Niterói Discos e CDs independentes, além de dois CDs com o grupo Fruto Sagrado pela gravadora MK Publicitá. Em 2001 lançou seu primeiro CD, intitulado "Voo Tocar" pelo selo Niterói Discos. Gravou e produziu o CD A Flor de Florbela do cantor Marcos Assumpção e gravou o DVD Sala de Estar. Gravou também o CD "Eternamente" do cantor Tunai e os CDs "Cinema Guarany", "Tudo em Movimento" e "Ao Vivo" da cantora Eliana Printes. Lançou em 2011 seu segundo CD solo "Voo Livre", trabalho que conta com diversas participações especiais, como Paulinho Guitarra, Alex Martinho e Arthur Maia e em 2017 lançou o livro "Contrabaixo no Choro", resultado de sua pesquisa de Mestrado na Unirio. 

© 2015 por Francisco Falcon - fotos: Leo Cordeiro /  Leo Zulluh

LOGO VOANDONOBAIXO5.jpg
Falcon usa baixos MENDES LUTHIERIA
  • Spotify ícone social
  • Instagram
  • YouTube ícone social
  • Facebook ícone social
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now